Vantagens do Gás Natural no Amapá

O Gás Natural é um importante energético tanto para a indústria como para o comércio e veículos, com diversas vantagens técnicas ambientais em relação aos seus concorrentes principais, que são os derivados de petróleo e o carvão, dentre elas podemos citar:

  • Combustível menos poluente que os derivados de petróleo e carvão;
  • Mais seguro (menor risco de incêndio e explosão);
  • Preço mais competitivo que os derivados de petróleo.

Em decorrência das vantagens expostas, a introdução do Gás Natural na matriz energética do Estado do Amapá irá induzir:

  • A melhoria da competitividade da indústria local;
  • Atração de novos empreendimentos industriais;
  • A utilização de um combustível mais barato pela frota veicular, com prioridade para as frotas de taxis, transporte público e veículos utilizados pela administração pública;
  • Em uma etapa posterior, permitir uma alternativa energética com custo competitivo para os segmentos comercial e residencial.

Entretanto, a viabilidade desse processo somente ocorre com a existência de uma fonte de suprimento de Gás Natural para que a Companhia de Gás do Amapá possa efetuar o serviço de distribuição. Nos demais Estados onde existe sistema público de distribuição de Gás Natural, o suprimento é, na quase totalidade dos casos, efetuado pela PETROBRAS através de uma rede de gasodutos e terminais de regaseificação.

No caso do Estado do Amapá este suprimento ainda não existe. Dessa forma, para o atendimento do Estado do Amapá com Gás Natural, está sendo estudado e desenvolvido um projeto de importação de Gás Natural Liquefeito (GNL), a partir do Estado do Pará, que será regaseificado em um terminal a ser instalado nas proximidades do porto de Vila do Conde no Pará, que é o ponto mais viável de atendimento pela navegabilidade e proximidade dos mercados potenciais mais importantes que são o Estado do Pará e do Amapá.